O termo Pedagogia do Afeto foi criado para designar relações
interpesssoais de afetividade em sala de aula e está fundamentada na Psicologia
Transpessoal conhecida como a quarta força, oriunda dos estudos de Maslow,
Sutich, Fadiman e Grof, muito embora Jung, tenha sido o pioneiro a considerar a
dimensão espiritual do ser humano.
Nessa linha é que se
fundamenta esse modelo de ensino voltado para o ser, pela necessidade de se
pensar nas mudanças que ocorrem na contemporaneidade no que tange à educação
dos indivíduos.
A própria Educação
prioriza os aspectos cognitivos do aluno em detrimento de outros fatores também
importantes para o processo educativo. Mello (2004.p.18) nos adverte de que
“não dá para pensar apenas na cabeça do aluno, pois o coração também é
importante.”
No século XXI a
formação intelectual do aluno deve envolver também a sua formação emocional, ou
então, corre-se o risco de enfatizar demais o cognitivo, formando indivíduos
intelectualizados e desequilibrados emocionalmente. Os objetivos curriculares
deverão contemplar equilíbrio emocional ecompetência profissional de modo que
sejam lançados no mercado de trabalho seres humanos desejosos de melhor
qualidade de vida.
Maturana (1999,p.15) define bem quando afirma que ”vivemos
uma cultura na qual desvaloriza as emoções, e não vemos o entrelaçamento
cotidiano entre razão e emoção, que constitui o viver humano, e não nos damos
O ambiente de sala de
aula, este espaço físico onde convivem seres humanos desempenhando os papéis de
professor e de alunos tanto pode ser alegre, agradável, realizador e
gratificante, quanto pode ser gerador de ansiedade, estresse, insegurança ou
aversão. Podemos considerar também que esse conjunto de fatores bons ou ruins,
em grande parte, é decorrente das relações pessoais que se estabelecem entre os
próprios alunos, ou entre os alunos e seus professores.
Como não se pode
separar o pedagógico do humano, a qualidade de todo o processo de ensinar e de
aprender, decorre do tipo de relações interpessoais que são mantidas em sala de
aula. A Pedagogia do Afeto procura aplicar uma didática em sala de aula que
possa permear de afetividade as relações docentes e discentes, de modo a
melhorar a qualidade dos relacionamentos e a produtividade em sala de aula
(França,2002).
Sabemos que o
processo educativo envolve a demonstração de competências e habilidades e uma
serie de exigências e de fatores extrínsecos ao ambiente de sala de aula, tanto
no que se refere ao aluno quanto ao professor. Sabemos também que as variáveis
que mais interferem na ausência de aprendizagem do aluno estão situadas na sala
de aula permeando a atenção, a motivação e o interesse do aluno.
Essas variáveis existem no aspecto físico (iluminação,
ambientação, recursos didáticos e mobiliários) como também no aspecto humano
(atitude do professor, metodologia utilizada, interação professor – aluno,
interação aluno – aluno, nível de atenção, entre outros). Por isso, é de
fundamental importância estabelecer relações de segurança, de cooperação, de
amizade e de prazer em estar com os outros.
Em geral em todo
inicio de aula há a necessidade do professor direcionar a atenção dos alunos
para a matéria daquele momento, para propor as atividades, porém nem sempre
isso é possível quando se trabalha com crianças ou adolescentes que chegam com
suas novidades e suas agitações tão próprias dessas fases de desenvolvimento.
Para se conseguir a
atenção de todos “A pedagogia do Afeto” se utiliza de técnicas de respiração
ritmada acompanhada ou não de música suave. Adota também técnicas de
relaxamento, de meditação, de automassagem, de interação afetiva, de
visualização criativa, de trocas energéticas e de outras dinâmicas que possam
favorecer relacionamentos interpessoais afetivos, cooperativos e otimizados.
Para finalizar nos
unimos a França (2002) quando afirma que a Pedagogia do Afeto pode complementar
o trabalho da Psicopedagogia Preventiva, não só no seu objetivo de evitar
dificuldades de aprendizagem, mas de otimizar relações humanas afetivas no
ambiente escolar.
Artigo Encontrado no
blog "Psicologia"
Autor: Maria Neusa
dos Santos
Psicóloga
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